Palestras e oficinas gratuitas

Como membro do Coletivo Jovem de Mato Grosso do Sul, atuo voluntariamente como palestrante e oficineira.

Atualmente estão disponíveis as oficinas de:

Agenda 21 na escola;
A Carta da Terra;
Hortas suspensas;
Gestão de resíduos sólidos domésticos;
Permacultura - práticas com terra;
Puffs de garrafas PET.

Normalmente trabalhamos com grupos de 15 alunos.
Caso se interesse, entre em contato pelo e-mail: cintiajovemms@hotmail.com

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul

terça-feira, 20 de abril de 2010

Homenagem aos povos indígenas

Meu grande novo amigo  Geovani Kezokenaece Haliti-Paresi.

Primeiramente amigo, gostaria de me desculpar por estar escrevendo este post somente hoje. As atribuições do dia-a-dia não me permitiram este tempo para sentar e escrever.

Estava pensando desde o início do mês no que deveria escrever para homenagear o seu povo...não encontrei palavras suficiente para detalhar os meus sinceros sentimentos que guardo pelo povo indígena.

A meu ver todos indígenas são guerreiros, de força e de resistência. Viveram e lutam para conseguir viver em harmonia com a mãe Terra, mares, rios e florestas.

Nós invadimos suas terras, destruímos sua cultura, forçando o catequismo, matando-os e escravisando-os. E mesmo assim, nos tratam com um respeito que nós brancos, a meu ver não merecemos.

Kezo é membro da Comissão Nacional da Juventude indígena, jovem forte, simpático, sempre disposto a ajudar. Ativista das causas socioambientais, tive a oportunidade de conhecê-lo em um encontro no Rio de Janeiro. Infelismente só conversamos "nos últimos minutinhos do segundo tempo" mesmo assim, o pouco que pude conversar com Kezo pude notar de sua grande sabedoria e recebi sua energia de respeito e disposição para nos ensinar mais sobre a cultura de seu povo.


Grande amigo, sou grata ao universo por ter me apresentado a você. Mesmo distantes estamos conectados num mesmo ideal de luta e respeito.

Parabéns pelo excelente exemplo que você dá aos jovens brasileiros.

Não sei se há o que comemorar neste Dia do Índio, mas deixo aqui minha força e minha energia para estes irmãos que merecem seus espaços de volta. Sempre que tiver uma oportunidade de expressar meu carinho e respeito a essas comunidades tradicionais o farei.

Força irmãos!


2 comentários:

  1. Olá grande guerreira.

    Em nome de todos os povos indigenas do Brasil e do mundo agradeço-lhe pela homenagem e reconhecimento, fico emocionado com suas palavras fortes. Espero que tenham mais Brancos ou Brancas que façam homenagens pelo menos nesse dia...Tenho enorme prazer de contribuir na formação do povo brasileiro em especial para juventude, porem, o nosso povo é grande e leva tempo para acontecer o sentimento humano para com os povos indigenas.....mas graças as pessoas como você e muitos outros que TÊm o mesmo sentimento como a sua, estamos quebrando barreiras e sonhando num país onde somos diferentes mas perante DEus somos únicos...

    abraços

    Geovani Kezo Haliti Paresi

    ResponderExcluir

Procure aqui o que você precisa

Pesquisa personalizada
 
BlogBlogs.Com.Br