Palestras e oficinas gratuitas

Como membro do Coletivo Jovem de Mato Grosso do Sul, atuo voluntariamente como palestrante e oficineira.

Atualmente estão disponíveis as oficinas de:

Agenda 21 na escola;
A Carta da Terra;
Hortas suspensas;
Gestão de resíduos sólidos domésticos;
Permacultura - práticas com terra;
Puffs de garrafas PET.

Normalmente trabalhamos com grupos de 15 alunos.
Caso se interesse, entre em contato pelo e-mail: cintiajovemms@hotmail.com

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Consumo sustentável de alimentos

Segundo algumas estimativas, a população mundial poderá chegar a 9 bilhões daqui a 50 anos. Você já imaginou a quantidade de alimentos que teremos de produzir, levando em conta que cada um de nós precisa fazer pelo menos três refeições por dia?

A produção em grande escala, com a monocultura em grandes latifundios, a mecanização e o uso intensivo de agrotóxicos, aumentou a exclusão social e agravou os problemas das cidades, além de gerar impactos ambientais que compromentem diretamente a continuidade dos ciclos naturais essenciais à vida.

Experiências demonstram que o futuro da atividade agrícola está na adoção de medidas que contribuam para sua sustentabilidade, ou seja, aquelas que assegurem ao mesmo tempo a rentabilidade econômica,e a qualidade do ambiente.

Diversas alternativas vem sendo desenvolvidas buscando substituir uma visão de dominação pela cooperação com a natureza. Algumas são: agroecologia, agricultura orgânica, a natural, a biodinâmica, a ecológica, a biológica, a permacultura, entre outras. Estas técnicas tem por princípios:
  • a minimização dos impactos sociais e ambientais das atuais formas de produção agrícola;
  • a redução da dependência externa dos agricultores no que se refere a tecnologia;
  • a maior eficiência energética dos atuais sistemas de produção;
  • redução do custo de produção de alimentos e ibras;
  • aumento da produtividade dos pequenos e médios estabelecimento agropecuários;
  • geração de emprego e renda no campo e na cidade e a promoção da segurança alimentar.
 Para saber mais sobre o assunto recomentamos o site: http://www.agroecologia.inf.br/

Fonte da Imagem: Portal Paisagismo

domingo, 25 de abril de 2010

O tal progresso!

Época de campanhas políticas... ouviremos todos os dias nos discursos, promessas de que um ou outro candidato tratá o progresso, o desenvolvimento e o crescimento para o país.

Qual o progresso que você quer? Já parou para pensar no verdadeiro sentido do DES-envolvimento?


Fonte da imagem: Turma da Mônica

sábado, 24 de abril de 2010

Juventude pelo Meio Ambiente: os anticorpos de Gaia

Vou dedicar este post pra divulgar para você leitor o que é o Coletivo Jovem de Meio Ambiente. Você já ouviu falar?

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, ou somente CJs como são popularmente conhecidos, são grupos informais que reúnem jovens representantes ou não de organizações e movimentos de juventude. Tem como objetivo envolver-se com a  questão ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e qualidade de vida.

Esses coletivos são rede sociais locais, para articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas que apontem para sociedades mais justas e equitativas, dentre outras ações e realizações.

Os Coletivos Jovens foram incialmene um meio de garantir a participação da juventude na organização de todo o processo da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e na construção de políticas públicas na área social e ambiental, com voz e voto nas tomadas de decisão, coerência com posturas éticas de juventude, com jovens e para jovens, interação e parceria entre jovens e instituições que compunham as comissões organizadoras nos estados, etc.

São três príncipios básicos que orientaram a criação dos CJs e orientam até hoje sua atuação:

  • Jovem Educa Jovem: papel de protagonismo da juventude. Esse conceito representa nada mais do que um determinado grupo de pessoas, no caso o próprio CJ, assumindo-se enquanto uma comunidade que atua aprendendo e que aprende atuando, sem necessariamente depender de agentes externos para tutorar ou conduzir esse processo.
  • Jovem Escolhe Jovem: são os próprios jovens os mais indicados para tomarem decisões relativas a processos de escolha, sem a interferência de indivíduos e/ou organizações do chamado mundo "adulto".
  • Uma Geração Aprende com a Outra: toda atuação social, e a causa à qual ela se remete, encontram-se dentro de um processo histórico. Quem embarca em algum engajamento em prol da vida, do planeta, da humanidade sempre está de alguma maneira dando continuidade a um processo acumulado ao longo de anos por diversas outras pessoas.
A situação  atual desses CJs é animadora, contando com pessoas engajadas, em geral pertencentes a alguma organização social, cultural e/ou ambiental e com disposição para prosseguir atuando na perspectiva socioambiental. Há uma percepção geral de poder contribuir para a construção de sociedades sustentáveis com a clareza de que há uma longa camihada até que alcancemos esse patamar.

Se você se interessou em ser um membro do Coletivo Jovem deixe seu contato num comentário com e-mail e com o Estado em que gostaria de atuar e nós fazemos a articulação.



sexta-feira, 23 de abril de 2010

Belo Monte: Uma luta que deve ser de todos!

Você deve estar acompanhando na mídia a polêmica da instalação da Usina Hidreletrica Belo Monte.

Se você não ouviu falar do caso ou se quer se aprofundar mais no assunto leia aqui mais detalhes.

Como sabemos os impactos causados pela sua instalação são imensuráveis. Não há estudos de impactos ambientais suficientes e mesmo que haja é certo de que o projeto é socioambientalmente inviável.


Agora veja na imagem abaixo um esquema a respeito da energia solar.


Quais dessas energias trariam mais vantagens ou desvantagens? Deixe sua opinião!

Fonte da imagem: Planeta Sustentável

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Carta da Terra: assista aqui!

Você ja ouviu falar sobre "A Carta da Terra"?


A Carta da Terra é uma declaração de principios éticos fundamentados na proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz.

Estes valores são considerados interdependentes e discutidos na Carta da Terra.

Preâmbulo: "Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações"

Assista aos vídeos no You Tube: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Reflexão do Dia Mundial da Terra!


Vendo esta imagem o que vem a sua mente?
Será este nosso futuro?

Fonte da Imagem: Conexão Ambiental

terça-feira, 20 de abril de 2010

Homenagem aos povos indígenas

Meu grande novo amigo  Geovani Kezokenaece Haliti-Paresi.

Primeiramente amigo, gostaria de me desculpar por estar escrevendo este post somente hoje. As atribuições do dia-a-dia não me permitiram este tempo para sentar e escrever.

Estava pensando desde o início do mês no que deveria escrever para homenagear o seu povo...não encontrei palavras suficiente para detalhar os meus sinceros sentimentos que guardo pelo povo indígena.

A meu ver todos indígenas são guerreiros, de força e de resistência. Viveram e lutam para conseguir viver em harmonia com a mãe Terra, mares, rios e florestas.

Nós invadimos suas terras, destruímos sua cultura, forçando o catequismo, matando-os e escravisando-os. E mesmo assim, nos tratam com um respeito que nós brancos, a meu ver não merecemos.

Kezo é membro da Comissão Nacional da Juventude indígena, jovem forte, simpático, sempre disposto a ajudar. Ativista das causas socioambientais, tive a oportunidade de conhecê-lo em um encontro no Rio de Janeiro. Infelismente só conversamos "nos últimos minutinhos do segundo tempo" mesmo assim, o pouco que pude conversar com Kezo pude notar de sua grande sabedoria e recebi sua energia de respeito e disposição para nos ensinar mais sobre a cultura de seu povo.


Grande amigo, sou grata ao universo por ter me apresentado a você. Mesmo distantes estamos conectados num mesmo ideal de luta e respeito.

Parabéns pelo excelente exemplo que você dá aos jovens brasileiros.

Não sei se há o que comemorar neste Dia do Índio, mas deixo aqui minha força e minha energia para estes irmãos que merecem seus espaços de volta. Sempre que tiver uma oportunidade de expressar meu carinho e respeito a essas comunidades tradicionais o farei.

Força irmãos!


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia 22 de abril: O dia Mundial da Terra

Criado em 1970, pelo Senador Gaylord Nelson ao organizar uma manifestação para demonstrar sua preocupação com o ritmo da degradação ambiental, o Dia Mundial da Terra ganhou adesão de outros países em 1990.

A data está próxima, e convido você leitor a repensar suas atitudes e também no reflexo de suas ações  sobre o ambiente.

Na natureza, tudo está interligado. Os herbívoros dependem da vegetação, os carnínovos dependem dos herbívoros, e a vegetação para existir depende de um ciclo de nutrientes fornecidos pelo reino animal.

Se não pensamos num todo e se não compreendemos os ciclos que possibilitam a vida, levaremos a humanidade a extinção.

Uma coisa é certa, o Planeta continuará onde está. Faça sua parte!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Aquecimento Global também causa obesidade!

O aquecimento global diminui consideravelmente o peso de espécimes do salmão chinnok.

Por conta do emagrecimento dos salmões, orcas e focas estão ficando obesas.

Segundo o biólogo canadense Peter Ross, salmões sem gordura não saciam a fome destes animais que por sua vez comem o dobro de peixes, e acabam por ficar obesas.

Além disso, o que também contribui para a engorda destes mamíferos é a contaminação por produots químicos da família dos BPC, pois estimulam a glândula tireóide e alteram todo o metabolismo.

Fonte da imagem: Mergulho Brasil

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Indícios de vida inteligente fora da Terra!


Fonte da imagem: Tecelã

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Diga não à caça as Baleias

Em abril, é uma época perigosa para as baleias que estão em área norueguesa, pois marca o início da estação da caça.
Em 2010, chegaremos ao número de 1286 baleias minke que serão mortas com arpóes explosivos e tiros.
A Noruega é um dos três países que desafiam a proibição internacioal de caça comercial às baleias.
Tendo em vista o enorme tamanho das baleias bem como o desafiador ambiente de caça, é impossível que o abate seja feito de forma humanitária no mar.
Os próprios dados da Noruega mostram que pelo menos uma, em cada cinco, vivencia um longo sofrimento agonizando até a morte.
Algumas levam até mais de uma hora para sucumbirem as feridas.


Diga a Noruega que isso é INACEITÁVEL, clique aqui.

Todas assinaturas serão entregues a Noruega antes da realização do encontro anual da Comissão Internacional da Baleia, que será realizado em junho.

Fonte das imagens: Instituto Aqua Lung

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como ter um jardim de Beija Flores?!

Aves de pequeno porte, que medem de 6 a 12 cm e pesam no máximo 6 gramas.

Quem não se encanta pela beleza de um Beija Flor?


Neste post, trarei algumas dicas de flores para se plantar no jardim, que atrairão estes pequenos animais sem trazer problemas de saúde (como traz água com açucar em bebedouros).

Planta semi-trepadeira
Nome científico: Holmskioldia sanguinea
Nome popular: Chapéu Chinês Vermelho


Para plantar ao lado de muros baixos
Nome científico: Russelia equisetiformis
Nome popular: Russélia


Plantar em volta de palmeiras em geral
Nome científico: Lantana spp
Nome popular: Lantana


Plantas para vasos suspensos
Nome científico: Fuchsia sp
Nome popular: Brinco de princesa


Num próximo post, coloco novas dicas!


Fonte da imagem 1: Tropicals
Fonte da imagem 2: Um olhar crônico
Fonte da imagem 3: Picasa
Fonte da imagem 4: Carmen Dias

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Por que devemos proteger as serpentes?

Uma cobra é considerada popularmente uma serpente, quando é venenosa e possui capacidade de inocular este veneno em sua presa.

Dependendo da espécie, pode matar um ser humano em 30 minutos.

Então, por que não devemos matar todas e ficar livre delas?
Existem vário motivos, dentre os quais controle populacional de invertebrados e alguns mamíferos, principlamente roedores.

Porém, existem motivos que podem ser de benefício ainda maior para a humanidade. O seu veneno está sendo muito estudado para a cura de diversas doenças.

Veja alguns estudos que estão sendo realizados:

  • Calloselasma rhodostoma, combate ao derrame e trombose. Leia mais aqui.
  • Lachesis muta muta, combate ao câncer. Leia mais aqui.
  • Crotalus atrox, combate ao câncer. (Fonte: Correio do Estado).
  • Bothrops sp, combate pressão alta, estudo finalizado e remédio de nome Captropil, sendo comercializado. Leia mais aqui.
Você já parou pra pensar em quanta cura se perde com a perda da Biodiversidade? É cultural considerar a natureza hostil. Nossa sociedade ainda não reconhece o valor que esta Biodiversidade representa.

Uma pequena parcela de nossa sociedade (principalmente internacional) reconhece este valor, principalmente na área médica, e um outro problema que surge com isso é a Biopirataria, tema de um próximo post.

Até quando vamos tratar a natureza como se ela fosse subordinada a nós?

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sabão de ervas


Para fazer seu sabão com ervas aromáticas, você precisará de:
  • 5 Kg de gordura
  • 2,5 Kg de sebo derretido
  • 2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida.
  • 1 Kg de soda
  • 4 litros de álcool
  • 4 litros de água ou suco de ervas (erva doce, calêndula, marcela, citronela, hortelã, cidreira, eucalipto).
Triture as ervas que você escolheu e coe.
Esquente o sebo junto com o óleo.
Misture, FORA DO FOGO, o álcool no sebo quente.
Misture a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo.
Acrescente o sebo com o óleo nesta mesma mistura.
Misture bem até espumar.
Coloque em formas de sua preferência.
Deixe esfriar e estará pronto para cortar.
Fonte da Imagem: Poizentão

Procure aqui o que você precisa

Pesquisa personalizada
 
BlogBlogs.Com.Br