Palestras e oficinas gratuitas

Como membro do Coletivo Jovem de Mato Grosso do Sul, atuo voluntariamente como palestrante e oficineira.

Atualmente estão disponíveis as oficinas de:

Agenda 21 na escola;
A Carta da Terra;
Hortas suspensas;
Gestão de resíduos sólidos domésticos;
Permacultura - práticas com terra;
Puffs de garrafas PET.

Normalmente trabalhamos com grupos de 15 alunos.
Caso se interesse, entre em contato pelo e-mail: cintiajovemms@hotmail.com

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul

sexta-feira, 5 de março de 2010

Desabafo de uma estudante de Biologia. Reflexão do dia!

Queridos seguidores,

Este post é a cópia de um e-mail que recebi e com autorização da autora, publico na íntegra e sem correções, pois em um momento de desabafo, ela me fez refletir sobre todas as nossas ações e os efeitos no Planeta.

Há um tempo, participei de uma audiência pública sobre uma enchente que houve.

Na oportunidade era universitária e estagiária no Parque Estadual do Prosa. Enquanto os vereadores discutiam a solução para as enchentes em drenar o parque das naçoes indígenas...eu me envolvi na discussão levantei irritadamente, bem topetuda e fui até o microfone.

Me apresentei, como estudante de biologia e estagiária do Parque do Prosa (grande bosta), e enfiei a boca no trambone. Disse que trabalhava o parque, e que tinha conhecimento de que havia um grande cano na nascente do Joaquim Português que despejava sobre esta nascente toda a água das bocas de lobo do Parque dos Poderes, e que estava se formando uma enorme voçoroca, que estava chegand até a calçada e que derrubaria o asfalto...do adiantaria a drenagem no lago do parque das nações se a terra vem da nascente dentro do parue do prosa???? Nosso dinheirinho seria levado literlamente por água abaixo. Os senhores vereadores, tiverama  petulância de me dizer que não tinham conhecimento sobre este cano e que estavam com o plano diretor na mão onde não constava este tipo de informação.

Pois queridos amigos e familiares, eu uma estudante de 19 anos e estagiária...já saberia que aquilo não ia dar em nada se o problema não fosse resolvido na voçoroca. Pois veja neste link http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=284337 que o que foi previsto naquele dia, acontece hoje....e poderia ter sido evitado se o trabalho tivesse sido bem feito.

Estou cada dia mais descrente da função de nossos políticos. Esta semana houve outra audiência pública, onde toda a população pode participar...você foi convidado? Ouviu falar deste momento que discutiu o futuro da nossa cidade diante das mudanças climáticas??? Pois é, nem eu, eles não querem nossa participação e só fazem estas audiencias pois são obrigados por lei.

Finalizo dizendo que tenho apenas duas certezas dentro de mim, a primeira é de que um dia desencarnarei e a outra é a certeza de que somos muito pequenos diante da mãe natureza, e vai chegar um momento em que nossas casas serão invadidas por águas, fogo ou sacudidas por terremoto. Só aí perceberemos que não somos superiores ao planeta Terra, e sim a Terra superior a nós, já que estamos intimamente dependente de seus recursos e de seus ciclos naturais.

Escrevo isto sem revisão, deve haver muitos erros de português, porém, espero que fique a essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procure aqui o que você precisa

Pesquisa personalizada
 
BlogBlogs.Com.Br