Palestras e oficinas gratuitas

Como membro do Coletivo Jovem de Mato Grosso do Sul, atuo voluntariamente como palestrante e oficineira.

Atualmente estão disponíveis as oficinas de:

Agenda 21 na escola;
A Carta da Terra;
Hortas suspensas;
Gestão de resíduos sólidos domésticos;
Permacultura - práticas com terra;
Puffs de garrafas PET.

Normalmente trabalhamos com grupos de 15 alunos.
Caso se interesse, entre em contato pelo e-mail: cintiajovemms@hotmail.com

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Planeta Terra, a casa que eu te aluguei

Este vídeo é ótimo para pessoas que precisam levar um chocoalhão ou dá-lo em alguém?

O que você está fazendo com as duas pernas que Deus te deu? Com o ar e água puros que você também recebeu? E com o solo que provém o teu alimento?




sexta-feira, 9 de julho de 2010

Você sabe o que é Permacultura?


"Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável." RICIARDI, Ju. 2008
 
"A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos – um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, envolvendo-se cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de nossas vidas referentes a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis". RICIARDI, Ju. 2008

Foi criada pelo australiano Bill Mollison e por seu aluno David Holmegren, e começou a se difundir no Brasil a partir do I Curso de Design em Permacultura em 1992.

A permacultura se baseia em princípios básicos que são:

Cuidar da terra + Cuidar das pessoas + Repartir os excedentes
PERMACULTURA

Você já recebeu algum e-mail ou leu alguma notícia falando sobre: aquecedores solares de baixo custo, tratamento de águas servidas com filtros biológicos (ou raízes de plantas), fogão solar, agroflorestas, compostagem, minhocário, moedas locais, medicina holística, tomada de decisão por consenso, eco-vilas, etc.

Então, tudo isso é PERMACULTURA!

Aproveitando o post quero dizer a vocês que vale fazer o PDC. Pra quem não sabe , PDC é o curso completo da Permacultura. No período de 8 à 18 de dezembro de 2010, o Coletivo Transdiciplinar de Designers em Permacultura, estará oferecendo o curso. Vale a pena acessar o site e conhecer rmuito mais sobre este modo de vida. Com certeza farei minha inscrição.

Para acessar o calendário de cursos 2010 acesse o NING da Casa Colméia.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Faça você mesmo: telhado de garrafas PET

A tempos estive tentando criar em minha casa um ambiente ideal para minhas orquídeas, porém uma estufa, dessas que a gente paga pra fazer sai muito cara.
Pensando nisso até me veio a mente, criar minha propria estufa. Tinha no pensamento utilizar o telhado com garrafas PET, mas a falta de criatividade, não me permitiu visualizar como ligaria uma PET a outra.

Hoje, tive a grata felicidade ao acessar o "NING Permacultura Social Brasileira" de ler a sugestão do Sete Ecos para um telhado de baixo custo feito de PET.

Não pode-se dizer que uma solução 100% ecológica, já que ecológico mesmo seria a minimização da fabricação de plásticos, mas, a sua reutilização evita que as garrafas já utilizadas, tenham como seu destino rios, nascentes e oceanos.

Foi utilizado como molde um cano PVC 100mm com 20 cm de comprimento com uma abretura vertical para facilitar a entrada da garrafa PET.

Com um estilete corte o bico e o fundo da garrafa, você utilizará somente o meio.

Amasse o meio que você utilizará

Corte na marca que ficou quando você amassou

Grampeie um lado côncavo com um lado convexo como nesta imagem. Faça isto até conseguir o tamanho de telhado que você deseja.

 Imagem do telhado pronto

Estufa coberta pelo telhado de PET.

Todas as fotos este post foram copiadas do NING Permacultura Social Brasileira e os creditos do telhado de PET são do Sete Ecos.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Transforme seu objetos sem uso em vasos de flores!


Dando uma lida em uns sites para saber como melhor reaproveitar as latas de tintas que sobraram da pintura da minha casa e da casa dos meus pais, encontrei lindas ideias.

A que mais gostei estava no site Casa & Jardim, confira as dicas aqui.

Desde reaproveitar latas à sapatos velhos e rasgados...

Outro site legal é o BananaCraft , que deixou dicas de aproveitamento de vários tipos de latinhas, basta ver se combinaria com o visual da sua casa. Com a minha combina...

Reaproveitando você evita que estes materiais acabem em oceanos, rios ou terrenos baldios!
Vou começar já por aqui!

Fonte da imagem: Casa e Jardim

Procure aqui o que você precisa

Pesquisa personalizada
 
BlogBlogs.Com.Br